Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / antigos - não visíveis / Notícias antigas / Antigos / Eventos / SBSI 2014 - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

SBSI 2014 - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Detalhes do evento

Quando

27/05/2014 a 00:00 a
30/05/2014 a 00:00

Onde

Londrina, PR

Adicionar evento ao calendário

X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Londrina –PR – Brasil, 27 a 30 de Maio de 2014

Centro de Eventos de Londrina

www.sbsi2014.uel.br

Chamada de Artigos Técnicos

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento para a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de Sistemas de Informação. O programa do Simpósio inclui sessões técnicas, palestras convidadas, minicursos, painéis e workshops.

 

Na sua 10ª edição, o SBSI 2014 estará ocorrendo na cidade de Londrina - PR e terá como temática central os “Ecossistemas Estratégicos e Digitais”. O objetivo é promover discussões na área de Sistemas de Informação considerando toda a sua multidisciplinaridade e aplicações nas mais diferentes áreas do conhecimento. Em especial, esta edição do evento discutirá os avanços da comunidade de Sistemas de Informação aplicados aos cenários de Computação em nuvem, grandes eventos esportivos, Educação, tecnologias estratégicas, que fazem parte do programa TI Maior do Governo Brasileiro. Entendemos que estes campos de pesquisa e aplicação vêm ao encontro das necessidades do país, principalmente pela proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

 

São esperados artigos técnicos que apresentem claramente novas contribuições para a pesquisa na grande área de Sistemas de Informação e que estejam relacionados aos diversos tópicos de interesse do simpósio. Em especial, convidamos a comunidade para se posicionar sobre a temática central do evento submetendo, além de suas pesquisas regulares, artigos de posicionamento (position papers), incluindo propostas de projetos de pesquisa, desafios ou pesquisas já em andamento sobre o tema “Ecossistemas Estratégicos e Digitais”. E, não menos importante, são bem vindas submissões que façam alusão aos 10 anos do SBSI em seu conteúdo.

 

Datas importantes                                                   

Submissão de trabalhos: 26/01/2014

Divulgação dos resultados: 14/03/2014

Versões finais: 13/04/2013

Instruções para submissão

Os artigos podem ser submetidos para o SBSI 2014 na categoria “Artigo completo” (Full paper) ou “Artigo curto” (Short paper).

 

Artigos completos: Artigos completos serão avaliados como trabalhos de pesquisas já concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento, com ideias e resultados inovadores e seguindo metodologia científica adequada. Devem ter até 12 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). Artigos submetidos nesta categoria podem ser aceitos como “Artigos curtos”, de acordo com avaliação do Comitê de Programa. Apenas artigos desta categoria serão considerados na seleção dos melhores artigos.

 

Artigos curtos: Artigos curtos serão avaliados como pesquisas em andamento, com resultados intermediários e seguindo metodologia científica adequada. Devem ser limitados a 6 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos).

 

Durante a submissão, o artigo deve ser direcionado para uma das trilhas do evento (trilha Principal, trilha “Relatos de experiência na indústria e estudos de caso”, trilha “Aplicativos de SI e ferramentas” ou trilha "Educação em Sistemas de Informação"). As diversas trilhas representam tão somente uma categorização quanto à natureza do trabalho para efeitos de organização da programação. Os artigos de todas as trilhas, incluindo a trilha principal, serão avaliados pelo mesmo comitê de programa e seguindo os mesmos critérios.

 

Todos os artigos podem ser submetidos em português ou inglês, em formato PDF e seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC. As submissões devem ser feitas na plataforma JEMS.

Publicação

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento condicionados à inscrição, na categoria profissional, de pelo menos um dos autores no evento. A inscrição de cada autor só dá direito à publicação de um artigo; no caso de autores com mais de um artigo aceito, deve haver uma inscrição distinta para cada artigo, e ao menos uma na categoria profissional. Os sócios da SBC devem estar em dia com a anuidade de 2013 para terem direito aos valores reduzidos.

 

Os autores dos melhores artigos do SBSI 2014 serão convidados para submeterem versões estendidas dos artigos selecionados para uma edição das revistas iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) e RESI (Revista Eletrônica de Sistemas de Informação).

Os artigos de edições passadas do SBSI estão disponíveis na BDBComp (http://j.mp/bibcomp). Convidamos os autores a visitarem a biblioteca com o objetivo de encontrar possíveis trabalhos relacionados.

Tópicos de interesse

·          “Ecossistemas Estratégicos e Digitais

·          Fundamentos de Sistemas de Informação (SI);

·          Teoria Geral de Sistemas

·          Fundamentos matemáticos para SI;

·          Verificação e validação de SI;

·          Simulação de SI;

·          Pesquisa Operacional e Modelagem de Sistemas;

·          Planejamento estratégico de Sistemas e TI;

·          Alinhamento estratégico entre TI e Negócio;

·          Questões organizacionais, gerenciais e estratégicas de SI;

·          Arquitetura Organizacional de TI;

·          Estratégia de SI e modelos inovadores de negócios;

·          Administração e Negócios;

·          Arquitetura de Informação e da Tecnologia da Informação;

·          Arquitetura Empresarial, Arquitetura de Informações;

·          Governança de TI;

·          Gestão de SI;

·          Gerência de projetos de TI;

·          Gerência de Riscos em TI;

·          Qualidade de SI;

·          Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional;

·          Gestão de Processos de Negócio;

·          Negócios Eletrônicos (e-Business), Comércio Eletrônico (e-Commerce) e Governo Eletrônico (e-Government);

·          Integração de aplicações corporativas;

·          Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning;

·          Segurança em TI;

·          Segurança da Informação;

·          Representação de informações de negócio e gerência de dados e metadados nas organizações;

·          Modelagem conceitual e Ontologias aplicadas a SI;

·          Sistemas de apoio à decisão;

·          Data Warehousing e OLAP;

·          Lógica e ontologias para SI;

·          SI Inteligentes (agentes inteligentes, algoritmos genéticos, aprendizagem de máquina, mineração de dados, modelos formais, ontologias, raciocínio automatizado, redes neurais, representação de conhecimento)

·          Representação de conhecimento e raciocínio em SI;

·          Metodologias e abordagens para engenharia de SI;

·          Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas;

·          Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA);

·          Desenvolvimento Dirigido a Modelos (MDD);

·          Arquiteturas baseadas em agentes;

·          Web 2.0, Web 3.0 ou Web Semântica;

·          Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação;

·          Empreendedorismo na área de SI;

·          Inovação e novas Tecnologias aplicadas a SI das Organizações;

·          Aspectos Sociais e Humanos em SI;

·          Estudos de caso de aplicação de SI em diferentes domínios/áreas de conhecimento;

 

Trilhas Especiais

Além da Trilha Principal, os artigos submetidos ao SBSI 2014 podem ser direcionados para uma das trilhas especiais do evento, dependendo da sua natureza, para efeitos de organização da programação:

Trilha “Relatos de experiência na indústria e estudos de caso”: Devem ser direcionados para esta trilha artigos que relatam experiências que envolvam a aplicação de Sistemas de Informação na indústria e em organizações reais, ou estudos de caso que avaliam técnicas, metodologias, ferramentas ou processos já existentes na literatura, e que tragam reflexões ou resultados interessantes e inovadores para a comunidade de SI. O objetivo desta trilha é, portanto, aproximar a comunidade acadêmica da realidade de mercado de TI, intercalando discussões entre as perspectivas teórica e prática.

Trilha “Aplicativos de SI e ferramentas”: Devem ser direcionados para esta trilha trabalhos que, mesmo propondo ideias ou resultados inovadores e seguindo metodologia científica adequada, dão ênfase a aplicativos ou ferramentas desenvolvidas, que cubram as mais diferentes necessidades e os mais diversos objetivos de interesse nessa grande área de aplicação. O objetivo desta trilha é dar oportunidade à comunidade acadêmica de demonstrar os resultados práticos de seus projetos de pesquisa em Sistemas de Informação, e à comunidade da indústria de software e de organizações de TI de apresentar suas ferramentas e resultados inovadores.

Trilha "Educação em Sistemas de Informação": Tendo em vista que os compromissos da Educação Superior no século XXI têm sido amplamente discutidos desde a década de 90 do século passado, e que as mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e ambientais demandam uma educação continuada que propicie o desenvolvimento de competências técnico-profissionais e competências sociais que contribuam para um exercício da profissão e da cidadania eticamente comprometido com o respeito aos direitos humanos e a sustentabilidade, esta trilha tem como objetivo propor ideias inovadoras para propiciar a discussão sobre a formação em Sistemas de Informação no âmbito da graduação e pós-graduação, incluindo temas específicos como Currículos e Programas, Metodologias de ensino e aprendizagem, Técnicas e ferramentas aplicadas ao ensino e aprendizagem e Integração Universidade-Empresa.

Coordenação do Comitê de Programa

Fernanda Baião (UNIRIO)

Bruno Bogaz Zarpelão (UEL)

Coordenação Geral

Jacques Duílio Brancher (UEL)

Organização

UEL – Universidade Estadual de Londrina/CCE – Centro de Ciências Exatas/DC – Departamento de Computação

 

 

Mais informações sobre esse evento…

Ações do documento