Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / Calendário e Oferta de Disciplinas / Planejamento de Disciplinas por período - Mestrado

Planejamento de Disciplinas por período - Mestrado

Esta página comenta sobre o planejamento de disciplinas por período para os alunos de mestrado. Não são regras, no sentido de serem obrigatórias, mas comentários e orientações.

Pelo regulamento do PPGI/UNIRIO, os alunos de mestrado devem cumprir 34 créditos em disciplinas, atividades de pesquisa e estágio de docência. Os créditos devem ser cumpridos em até 4 semestres. O planejamento de cumprimento de créditos pelos alunos deve ser feito sempre em conjunto com o orientador. Muitos alunos, principalmente os novos, têm dúvidas sobre como organizar as disciplinas ao longo dos anos. O objetivo desta página é tecer comentários sobre um possível planejamento, mas, no entanto, não representa uma obrigatoriedade ou imposição de qualquer tipo.

No 1o semestre, os alunos devem efetuar a matrícula e a inscrição em disciplinas na Secretaria do curso. A partir do 2º semestre,  já estarão cadastrados no Sistema Acadêmico da UNIRIO e terão um número de matrícula. Poderão, então, efetuar a inscrição em disciplinas pelo Portal do Aluno, cujo acesso é feito pelo site da UNIRIO.

É importante destacar que os alunos que não estiverem inscritos em disciplinas em um semestre terão a matrícula cancelada. Isto vale mesmo para os alunos que estão com defesa marcada.

Todos os semestres, durante a inscrição em disciplinas, os alunos devem rever (e assinar) dois documentos: (1) Termo de Compromisso de Orientação e (2) Declaração de trabalho (para alunos bolsistas). Alunos que não renovarem o termo de compromisso de orientação terão as matrículas consideradas irregulares e estarão sujeitos a desligamento.

As disciplinas do mestrado são divididas entre eletivas (que focalizam conteúdos complementares ao currículo visando instrumentalizar os projetos de pesquisa do pós-graduando), obrigatórias (que são disciplinas de núcleo comum de todas as linhas de pesquisa), optativas por linhas de pesquisa (que guardam afinidade com a linha de pesquisa a que se vincula a dissertação de mestrado do Aluno, de modo a propor reflexões pertinentes ao campo de especialidade a que esta se filia; bem como a enriquecer a busca de conteúdos necessários à composição do trabalho final) e optativas de núcleo básico (que guardam afinidade com a linha de pesquisa a que se vincula a dissertação de mestrado do Aluno mas que apresentam conteúdo básico e fundamental para as necessárias reflexões dentro de suas atividades de pesquisa). Este arquivo sumariza as disciplinas da grade curricular e mostra as equivalências entre os cursos de Mestrado e de Doutorado.

As disciplinas cursadas no mestrado do PPGI podem ser aproveitadas caso o aluno posteriormente curse o doutorado. Se você já pensa nisso, planeje-se para otimizar o número de disciplinas cursadas. Por exemplo, fazendo durante o mestrado as disciplinas consideradas obrigatórias para o doutorado. Ou então, fazendo mais disciplinas que as necessárias para o mestrado.

Alunos podem cursar disciplinas em outro curso, conforme regulamento do PPGI. A decisão de deferir o aproveitamento dos créditos é tomada pelo colegiado após apreciação de requerimento feito pelos alunos. Apesar de não ser obrigatório, sugere-se um consulta informal ao colegiado sobre a possibilidade de aproveitamento dos créditos durante o período de inscrições / alterações em inscrições em disciplinas para evitar surpresas desagradáveis.

A disciplina Metodologia Científica é obrigatória e ofertada sempre no 2o semestre. Tradicionalmente esta disciplina é ofertada no período vespertino e não há perspectiva de alteração desta política.

A disciplina Estágio em Docência pode ser cursada em qualquer período, conforme combinação com o orientador. A disciplina pressupõe que o aluno faça atividades de docência (preparar e dar aulas e provas, por exemplo) em uma disciplina de graduação do Bacharelado em Sistemas de Informação. As regras para esta disciplinas estão neste documento.

As disciplinas de Estudos Dirigidos (I e II) são consideradas eletivas. Como tal, não são obrigatórias, apesar de a maioria dos professores a utilizarem. Em geral, são cursadas nos dois primeiros períodos. Cada orientador define o que se espera dos alunos ao longo do semestre e qual o critério de aproveitamento. Estas disciplinas não têm um horário regular semanal previsto na grade de horários. A carga horária estimada mínima é de 30h semestrais. Parte do que se espera de um aluno de mestrado é capacidade de estudo individual e organização do tempo de estudo, portanto, organize-se para isto.

As disciplinas de Pesquisa para Dissertação de Mestrado (I a IV) são cursadas, em ordem, a partir do 3o período. Não é permitido cursar mais de uma disciplina PDM por semestre. As disciplinas PDM I, II e III são avaliadas com nota de 0 a 10, para a disciplina PDM IV é lançado um conceito de aprovado / reprovado. Regras de acompanhamento discente estipulam limites de notas para estas disciplinas. A disciplina PDM III é cursada apenas por alunos que defenderão a dissertação durante o 5o semestre. A disciplina PDM IV é cursada, no 6o semestre, apenas por alunos que estiverem em prorrogação. As regras para pedidos de prorrogação encontram-se no regulamento específico.

A partir do 3o período, os alunos devem participar dos Seminários de Acompanhamento Discente, apresentando o andamento das pesquisas para elaboração da dissertação de mestrado para uma banca. O desempenho (e empenho) nos seminários é levado em consideração na nota das disciplinas Pesquisa para Dissertação de Mestrado, de acordo com as regras estabelecidas de acompanhamento discente. Note que há limites para as notas destas disciplinas de acordo com a produção científica dos alunos.

As disciplinas optativas de núcleo básico, por serem consideradas básicas, são ofertadas, em geral, no 1o semestre. Para o mestrado os alunos devem cursar no mínimo 2 disciplinas optativas de núcleo básico.

Alunos que tenham 2 reprovações em disciplinas, de quaisquer tipos, serão desligados do PPGI. Não há obrigatoriedade em cursar novamente uma mesma disciplina optativa ou eletiva em caso de reprovação.

Em geral não se recomenda que um aluno faça mais do que 3 (três) disciplinas optativas/obrigatórias por semestre, dado que a carga de dedicação exigida é grande e diferenciada em relação a uma disciplina de graduação. Recomenda-se também que todos os créditos em disciplinas eletivas/optativas/obrigatórias sejam cursados no 1o e no 2o períodos, para que o foco a partir deste momento esteja na elaboração/conclusão da dissertação.

 

Um possível planejamento para o cumprimento dos créditos em disciplinas é exibido abaixo. Convém relembrar que não há imposição de seguir a organização abaixo.

Primeiro Semestre:

2 disciplinas optativas de núcleo básico (8 créditos)

1 disciplina optativa de núcleo básico ou 1 disciplina optativa de linha de pesquisa (4 créditos)

Estudos Dirigidos I (2 créditos)

Segundo Semestre:

Metodologia Científica (4 créditos)

2 disciplinas optativas de linha de pesquisa (8 créditos)

Estudos Dirigidos II (2 créditos)

Terceiro Semestre:

Estágio em Docência (2 créditos)

Pesquisa para Dissertação de Mestrado I (2 créditos)

Quarto Semestre:

Pesquisa para Dissertação de Mestrado II (2 créditos)

Quinto Semestre: (para alunos em prorrogação ou com defesa marcada entre o final do Quarto Semestre e o prazo regular de defesa)

Pesquisa para Dissertação de Mestrado III (2 créditos)

Sexto Semestre: (para alunos em prorrogação)

Pesquisa para Dissertação de Mestrado IV (0 crédito)

 

No planejamento acima, caso as disciplinas Estudos Dirigidos I e II não sejam cursadas, é necessário cumprir 4 créditos adicionais por meio de uma disciplina optativa (de núcleo básico ou de linha de pesquisa).

 

Ações do documento