Ferramentas Pessoais
Acessar


Esqueceu sua senha?
 

Estudos Dirigidos à Inovação

Objetivo: apresentar os conceitos e processos de inovação, discussão de casos, desenvolvimento de projeto de exploração de pesquisa específica do aluno, com apresentação a especialistas e representantes da indústria. Conteúdos: Invenção e inovação. Lei da inovação (lei 10.973/04). Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96). Outras leis de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Processos de inovação. Inteligência competitiva. Transferência de tecnologia. Inovação e estratégia competitiva. Sistema de inovação e difusão tecnológica. Gestão da inovação. Paradigmas da gestão de inovação: produtividade, qualidade, flexibilidade/rapidez e criatividade. Gestão da inovação na economia do conhecimento. Estratégias de inovação. Características de um projeto de inovação e do seu processo de desenvolvimento. Estudos de caso: Estágios do desenvolvimento de produtos: geração de conceito, planejamento do produto. Detalhamento do produto, detalhamento do processo, revisão e testes. Identificação das necessidades do mercado e sociedade. Novos produtos e novidades em produtos. Perfil do consumidor. Plano de negócios. Prototipagem. Noções de engenharia econômica. Tipos de investimentos, métodos de avaliação de alternativas de investimento. Importância da avaliação das inovações. Métodos e técnicas para mensurar a eficiência e o desempenho da inovação. Propriedade Intelectual, Marcas e Patentes. Busca de Patentes. Escrita de patentes. Dissecação de Patentes de Software e Hardware. Classificação de Patentes. A estrutura do sistema de patentes. A função do sistema de patentes. Processo de obtenção de patentes no Brasil e de patentes internacionais. Modalidades de Contratos. Incentivos a Inovação Tecnológica. Estudo de caso de inovações de setores industriais no Brasil. Seminários. Discussões de projeto.

No de Créditos: 4,0

Ações do documento