Você está aqui: Página Inicial / Informações sobre o Programa / Curso de Doutorado em Informática / Solicitação de Aproveitamento de Créditos (Doutorado)

Solicitação de Aproveitamento de Créditos (Doutorado)

Alunos de doutorado podem solicitar o aproveitamento de créditos cursados no mestrado. O pedido deve ser feito na Secretaria do curso e será encaminhado à Comissão de Acompanhamento Discente.

O orientador do aluno deve estar de acordo com as solicitações realizadas.

Para facilitar o registro do pedido pelos alunos e a análise da comissão responsável, foi criado um formulário específico. O formulário cita os documentos que precisam ser anexados ao pedido.

Devem ser apresentadas cópia das ementas cursadas (quando não cursadas no PPGI) e do histórico escolar anterior, conforme pertinente. Se houver alguma justificativa extra que julguem necessário, façam-na. Por exemplo, há casos em que o nome da disciplina indicada no histórico do PPGI, em especial as de tópicos, não corresponde à disciplina efetivamente cursada. Neste caso, informe isso no campo correspondente.

Recomenda-se que os alunos solicitem as equivalências o mais cedo possível para que possam planejar melhor o cumprimento dos créditos obrigatórios.

Pelo regulamento presente no site do PPGI, os alunos de doutorado precisam cumprir ao menos 60 créditos distribuídos como a seguir:

- Fundamentos de Sistemas de Informação (4 créditos)
- Análise e Projeto de Algoritmos (4c)
- Metodologia Científica I (4c)
- Metodologia Científica II (4c)
- Pesquisa para Tese de DSc I a IV (4c * 4 = 16c)
- Estudos Dirigidos ao DSc I a II (2c * 2 = 4c)
- Docência em Sistemas de Informação (4c)
- Estudos Dirigidos à Inovação (4c)
- 1 Disciplina de Núcleo Básico (4c)
- 2 Disciplinas (Núcleo Básico ou Optativa de Linha de Pesquisa) (4c * 2 = 8c)
- Qualificação ao Doutorado (4c) -> significa defender o Exame de Qualificação

Deve-se atentar que algumas disciplinas têm 'classificação' diferente para o mestrado e para o doutorado. Por exemplo, Fundamentos de Sistemas de Informação é optativa de núcleo básico para o mestrado e obrigatória para o doutorado, Sistemas Colaborativos é optativa de linha de pesquisa para o mestrado e optativa de núcleo básico para o doutorado.

Há também disciplinas previstas para o mestrado que não constam do currículo do doutorado (por exemplo, Processo de Software). É possível pedir aproveitamento de créditos destas disciplinas, a critério dos orientadores.

Para facilitar a análise, deve-se consultar o o arquivo com as diferenças de classificação. As colunas "mestrado" e "doutorado" indicam a classificação de cada disciplina em cada curso e também se ela está presente ou não no currículo.

Observações:

- Metodologia Científica II tem pontos de contato com Tópicos Especiais em Engenharia de Software IV (Experimentação em ES). Logo, equivalência entre essas disciplinas pode ser solicitada.
- Não podem ser solicitadas equivalência nas disciplinas de estudos dirigidos, pesquisa para tese e qualificação.

« Julho 2018 »
Julho