Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / Informações sobre o Programa / Professores do PPGI

Professores do PPGI

Apresenta os professores do PPGI

Adriana Cesário de Faria Alvim

Doutora em Informática (PUC-Rio, 2003), Mestre em Informática (PUC-Rio, 1998), Especialização em Análise de Sistemas (PUC-Rio, 1990), possui graduação em Comunicação Social (PUC-Rio, 1989). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Colaboradora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-SP). Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Inteligência Computacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Heurísticas e Metaheurísticas, Otimização Combinatória, Pesquisa Operacional e Algoritmos Paralelos. Sua principal linha de pesquisa é o desenvolvimento de métodos heurísticos aplicados a problemas combinatórios, tais como: empacotamento (bin-packing) , escalonamento de tarefas em processadores paralelo (multiprocessor scheduling problem), rotulação cartográfica de pontos (point feature labeling problem).
Página Pessoal
Página pessoal de Adriana C. F. Alvim
CV Lattes
CV Lattes de Adriana C. F. Alvim
E-mail
adriana@uniriotec.br

Ações do documento

Asterio Kiyoshi Tanaka

Graduado em Engenharia Civil (1977) e M.Sc. em Engenharia de Sistemas e Computação (1985) pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ). Ph.D. em Computer and Information Sciences (1992) pelo Georgia Institute of Technology (Georgia Tech - Atlanta, USA). Professor do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, atuando no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e no Mestrado em Informática. Pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia da UNIRIO. Áreas de interesse: Sistemas de Informação, Bancos de Dados e Aplicações em Business Intelligence, Regras de Negócio, Data Warehousing e OLAP, Web Semântica, Gestão de Conhecimento, Administração, Engenharia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Transportes, e outros domínios. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq/Lattes "Tratamento de Informações na Web" da UNIRIO.
Página Pessoal
Currículo Lattes

Ações do documento

Bernardo Pereira Nunes

Bernardo Pereira Nunes possui graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com período sanduíche na Leibniz Universität Hannover (2014). Atualmente é pesquisador e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, analista de sistemas sênior da Coordenação Central de Educação a Distância (PUC-Rio) e Professor Colaborador da Pós Graduação em Informática da UNIRIO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente em: Web Semântica, Web Science e Educação a Distância. Além disso, atuou como pesquisador nos laboratórios de pesquisa da L3S Research Center na Alemanha e no Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) na Itália, ganhou prêmios de pesquisa nacionais e internacionais e publicou aprox. 70 artigos científicos entre conferências, capítulos de livros e revistas.
Currículo Lattes
Currículo acadêmico do Prof. Bernardo Pereira Nunes
E-mail
bernardo.nunes@uniriotec.br

Ações do documento

Carlos Alberto Vieira Campos

possui graduação em Computação - ênfase em Sistemas de Informação pela UNIMONTES (2000), mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2003 e 2009). Desde 2009, é professor adjunto do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde leciona na graduação de Sistemas de Informação e no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática. Tem experiência na área de Ciência da Computação, principalmente em Redes de Computadores; Modelagem, Simulação e Avaliação de Sistemas Computacionais e Redes Móveis Sem Fio.
CV Lattes
E-mail
beto@uniriotec.br

Ações do documento

Carlos Eduardo Mello

Carlos Eduardo Mello é Doutor (Ph.D.) em Ciência da Computação pela École Centrale Paris e pela COPPE/UFRJ. É professor do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI). Prof. Carlos Eduardo atua na área de Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina. Suas principais linhas de interesse são Sistemas de Recomendação, Análise e Detecção de Padrões em Dados Socioeconômicos e Desenvolvimento de Modelos para Apoio e Suporte a Tomada de Decisão.
CV Lattes
Página pessoal

Ações do documento

Claudia Cappelli

Professora adjunta e membro do Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Ciências - Informática pela PUC-Rio (2009). Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduada em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Gerente da Área de Arquitetura e Planejamento de Tecnologia do Citibank e da Telemar por 8 anos. Atua na área de Transferência de Conhecimento do Núcleo de Pesquisa e Prática de Tecnologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura Empresarial, Governo Eletrônico e Transparência Organizacional.
Página Pessoal
Curriculum Lattes
E-mail
claudia.cappelli@uniriotec.br

Ações do documento

Fernanda Baião

Fernanda Baião possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1997) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: distribution design, object oriented databases, distributed databases, business intelligence, software development process, IT enterprise architecture e inductive logic programming.
Página pessoal de Fernanda Baião
CV Lattes
E-mail
fernanda.baiao@uniriotec.br

Ações do documento

Gleison dos Santos Souza

Atualmente professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Concluiu o doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (linha de Engenharia de Software) em 2008. Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoria de processos de software, ambientes de desenvolvimento de software, qualidade de software, gerência de conhecimento e controle estatístico de processos. É consultor em Engenharia de Software com experiência em implantação de processos de software com ênfase na adoção de modelos de maturidade como MPS.BR e CMMI. É implementador e avaliador líder experiente pelo MPS.BR. É membro da ETM (Equipe Técnica do Modelo) do programa MPS.BR.
CV Lattes
E-mail
gleison.santos@uniriotec.br

Ações do documento

Kate Cerqueira Revoredo

Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutora em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), tendo feito doutorado sanduiche por 6 meses (2006) no Albert-Ludwigs Universität Freiburg (RFA), Alemanha. Atualmente é professora do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e atua no Programa de Pós-Graduação em Informática. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial principalmente nos seguintes temas: representação de conhecimento e raciocínio, alinhamento de ontologias, analise de redes sociais, aprendizado de maquina, aprendizado relacional (programação em lógica indutiva - ILP), aprendizado estatístico relacional (SRL), revisão de teoria, invenção de predicados, redes Bayesianas.
CV Lattes
E-mail
katerevoredo@uniriotec.br

Ações do documento

Leila Cristina Vasconcelos de Andrade

Leila Andrade é professora adjunto do Departamento de Informática Aplicada e do Programa de Pós Graduação em Informática da UNIRIO. Sua linha de pesquisa é Representação de Conhecimento e Raciocínio, onde realiza pesquisas em Jogos Computacionais, EAD (sistemas computacionais para Educação a Distância) e Informática na Educação. Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ, na área de Inteligência Artificial, em 2007, com tema relacionado a Jogos Computacionais Inteligentes Aplicados a Neuropsicologia,investigou as possibilidades de utilização de jogos computacionais e técnicas de IA para auxiliar no diagnóstico de neuropatologias, como o Trastorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH. É especialista em Desenvolvimento de Jogos Computacionais pela PUC-RIO. Fez mestrado em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica - NCE da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, na área de Informática na Educação com tema relacionado a Educação a Distância. Sua graduação foi em Engenharia Elétrica/Sistemas e Computação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ . Áreas de interesse: Informática na Educação, Educação a Distância e Jogos Computacionais.
E-mail
leila@uniriotec.br

Ações do documento

Leonardo Guerreiro Azevedo

Leonardo é professor do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI-UNIRIO). Formou-se doutor (D.Sc.) e mestre (M.Sc.) pelo Programa de Engenharia e Sistemas de Computação (PESC/COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005 e 2001, respectivamente, e formou-se Bacharel em Informática também na UFRJ em 2000. Desde 2009, ele é professor adjunto na UNIRIO onde pesquisa, leciona e supervisa alunos de graduação e mestrado em diferentes assuntos nas linhas de Engenharia de Software e Banco de Dados. Dentre seus temas de pesquisa, encontram-se: Service-Oriented Architecture (SOA), Model-Driven Architecture (MDA), Regras de Negócio, Segurança em Banco de Dados, Ontologia, Banco de Dados Espaciais, Filtros Raster, processamento de consultas aproximadas etc. De 2007 a 2012, ele trabalhou para o Núcleo de Pesquisa e Prática em Informática (NP2Tec) como Pesquisador Senior e Coordenador de Projetos para Petrobras em assuntos relacionados aos seus temas de pesquisa. De 2000 a 2004 e de 2005 a 2007, ele trabalhou para a fundação COPPETEC como Gerente de Projetos e Analista de Sistemas para o Ministério de Defesa do Brasil, Marinha do Brasil e Embratel prestando consultoria em projetos de desenvolvimento de sistemas.
CV Lattes
E-mail
azevedo@uniriotec.br

Ações do documento

Márcio de Oliveira Barros

Possui graduação em Matemática Aplicada a Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1992), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1995) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Empirical Software Engineering, Revisor de periódico da International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering e Revisor de periódico da Journal of Universal Computer Science (Print). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gerência de Projetos, Dinâmica de Sistemas, Modelagem, Simulação.
Página Pessoal
Link para minha página pessoal
E-mail
marcio.barros@uniriotec.br

Ações do documento

Mariano Pimentel

Mariano Pimentel é professor adjunto do Departamento de Informática Aplicada e do Programa de Pós Graduação em Informática da UNIRIO. Sua linha de pesquisa é Sistemas de Apoio a Negócios onde realiza pesquisas em Groupware (software voltado para o trabalho colaborativo), EAD (sistemas computacionais para Educação a Distância), e TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Mariano Pimentel obteve o grau de Doutor em Ciências em 2006 pelo Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), sob orientação de Hugo Fuks, tendo defendido a tese "RUP-3C-Groupware: um processo de desenvolvimento de groupware baseado no Modelo 3C de Colaboração". Obteve o grau de Mestre em Informática em 2002 pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação de Fábio Ferrentini, tendo defendido a dissertação "HiperDiálogo: ferramenta de bate-papo para diminuir a perda de co-texto". Obteve grau de Bacharel em Informática em 1999 pela UFRJ.
Currículo Lattes
Currículo na plataforma Lattes de Mariano Pimentel
E-mail
pimentel@uniriotec.br

Ações do documento

Renata Araujo

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1994) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2000). Atualmente é professora associada nível 2 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas colaborativos, gestão de processos de negócio, governo eletrônico e democracia digital. :: É coordenadora do Núcleo de Estudos e Inovação em CiberDemocracia (CiberDem) da UNIRIO. :: English version: renataaraujounirio.wordpress.com

Renata Araujo - Leia mais…

Rodrigo Pereira dos Santos

Rodrigo Pereira dos Santos é Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor (2016) e Mestre (2010) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, onde realizou também o seu Pós-doutorado pelo Edital PDJ/CNPq 2016, e Bacharel (2007) em Ciência da Computação pelo DCC/UFLA. Atuou como pesquisador visitante (período sanduíche do doutorado) na University College London (UCL, 2014-2015). Atuou como consultor em projetos de pesquisa e desenvolvimento de engenharia de sistemas na indústria nacional pela Fundação Coppetec entre 2008 e 2017. Já publicou mais de 100 artigos em periódicos e congressos, tendo recebido prêmios de melhores artigos em alguns deles. Atua como revisor de periódicos das áreas de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. É editor-chefe da iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2006 e membro da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da SBC. É avaliador de cursos superiores em Computação e Informática pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2011. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Seus principais campos de atuação são Ecossistemas de Software, Engenharia de Requisitos e Aquisição de Software e Serviços de TI. Foi coordenador científico do CBSoft/WDES 2015, SBQS/WASHES 2016, ICSR/WASHES 2017, CSBC/BraSNAM 2017, IHC/WAIHCWS 2017 e ICSE/SESoS-WDES 2017. Ministrou palestras, minicursos e tutoriais em eventos como CBSoft (2012, 2013, 2016, 2017), SBSI (2010, 2011, 2013, 2017), SBGames (2017), SBQS (2009, 2015, 2016), CLEI (2016), Webmedia (2016), IHC (2016), CIbSE (2012), SBIE (2010), ICTAC (2010), e várias ERIs.

Nenhum álbum ou fotografia foi enviado ainda.

CV Lattes
CV Lattes de Rodrigo Santos
Contato
O e-mail de Rodrigo Santos é rps at uniriotec dot br
Google Scholar
Página de Rodrigo Santos no Google Scholar.
DBLP
Página de Rodrigo Santos na DBLP.
LinkedIn
Página de Rodrigo Santos no LinkedIn.
Research Gate
Página de Rodrigo Santos no Research Gate.

Ações do documento

Sean Wolfgand Matsui Siqueira

Prof. Sean Wolfgand Matsui Siqueira possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 1996), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2005). Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Web, Sistemas de Informação e Informática na Educação. Foi o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO de julho/2012 a setembro/2014, foi coordenador dos comitês de programa do SBIE 2012, SBIE 2014 e do SBSI 2015, além de fazer parte do comitê organizador do CBIE 2015, ser um dos editores-chefes da iSYS: Revista Brasileira de Sistemas de Informação (2014-2017) e da RBIE: Revista Brasileira de Informática na Educação (2016-2018), membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) (2013-2018), membro da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) (2015-2018, sendo vice-coordenador em 2015 e coordenador em 2017), ambas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Currículo Lattes
Currículo acadêmico do Prof. Sean W. M. Siqueira
E-mail
sean@uniriotec.br

Ações do documento

Sidney Lucena

Sidney Cunha de Lucena possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1994), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (1997) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (2004). Foi analista de engenharia e operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de 2001 a 2008. Em 2006, tornou-se professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Departamento de Informática Aplicada. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de redes, detecção de anomalias, DCN (Dynamic Circuits Networks), SDN (Software Defined Networks), virtualização de redes, medição e monitoramento.
Currículo Lattes
E-mail
sidney@uniriotec.br

Ações do documento

Simone Bacellar Leal Ferreira

Professora adjunta dos cursos de Sistemas de Informação (doutorado, mestrado acadêmico e graduação) do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Mestrado em Informática (Computação gráfica) e Doutorado em Informática (Interface com o usuário), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Áreas de atuação e interesse: Usabilidade, Acessibilidade, Interação Humano-Computador, Sistemas de Informação, Uso de Cores. E-mail: simone - at - uniriotec.br Coordena um grupo de pesquisas em acessibilidade e usabilidade da UNIRIO, onde está sendo desenvolvido o projeto “Processos de Alinhamento dos Requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade”. Autora do livro “e-Usabilidade” (ISBN 978-85-216-1651-1) publicado e lançado em setembro de 2008, pela Editora LTC (http://www.ltceditora.com.br/).

Simone Bacellar Leal Ferreira - Leia mais…

Ações do documento