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Perguntas Frequentes

Possíveis questões e dúvidas sobre os cursos do PPGI e o processo de seleção 2018.

1. Qual o valor do curso?

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Informática da UNIRIO são gratuitos.

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2. Qual o valor da taxa de inscrição?

Não há taxas de inscrição.

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3. Qual o período das aulas?

As aulas estão programadas preferencialmente para o período verspertino/noturno. Para ajustes da grade de disciplinas ou para atender a necessidades do curso, podem ser ofertadas disciplinas no período diurno.

Note, no entanto, que tradicionalmente há disciplinas obrigatórias ofertadas apenas no período vespertino, não sendo possível, portanto, concluir o mestrado ou o doutorado tendo aulas apenas à noite.

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4. Qual o horário e dias de semana das aulas?

Os horários e dias de semana de oferta de disciplina variam a cada semestre, dependendo da grade de disciplinas a ser oferecida. Você pode ver na grade lateral os horários ofertados no(s) último(s) semestre(s) como referência.

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5. Há um modelo para escrita das intenções de pesquisa (Mestrado) e  pré-projeto de investigação científica (Doutorado)?

O formato das intenções de pesquisa (para o Mestrado) está determinado através do formulário de inscrição. Veja no edital o limite de caracteres, o que se espera de conteúdo e, também, os critérios de avaliação.

O formato do pré-projeto de investigação científica (para o Doutorado) é determinado pelo Modelo para Publicações de Artigos da SBC. Veja no edital as seções obrigatórias, limite de tamanho e, também, os critérios de avaliação.

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6. As intenções de pesquisa e propostas de pré-projeto de investigação científica apresentados no momento da inscrição devem ser obrigatoriamente o que a pessoa vai fazer até o final do curso ou podem mudar depois de conhecer melhor a estrutura da linha?

As intenções pesquisa e propostas de pré-projetos de investigação científica têm como objetivo apresentar os interesses e intenções de pesquisa do candidato e como estes interesses estão alinhados à(s) linha(s) de pesquisa do Programa. Seu conteúdo pode mudar, de acordo com a realização do curso. O edital de seleção é bem claro em relação a isso. O tema de dissertação/tese não fica definido no momento da inscrição do curso.

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7. Qual o tempo necessário para completar o curso?

O curso de mestrado compreende 2 anos de atividades. O primeiro ano é dedicado a disciplinas e o segundo ano ao desenvolvimento da dissertação de mestrado. Se necessário, é possível prorrogar o prazo de defesa de dissertação para mais um semestre, observando-se as regras do programa. O curso de doutorado compreende 4 anos de atividades, e as disciplinas são cursadas por até 4 períodos. Até o final do 5o período, o aluno de doutorado deve defender um exame de qualificação. Se necessário, é possível prorrogar o prazo de defesa de tese (mas não do exame de qualificação) para mais um semestre, observando-se as regras do programa.

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8. É obrigatória a realização do Poscomp?

Não. O Poscomp é desejável, mas não obrigatório. Aos candidatos que o tiverem feito, no entanto, recomenda-se indicarem seu número de inscrição ao exame no formulário de inscrição.

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9. Candidatos formados em cursos de graduação tecnológica podem se inscrever para o Curso de Mestrado?

Sim. Desde que o curso em questão tenha sido devidamente reconhecido pelo MEC.

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10. Estou me candidatando ao mestrado e minhas intenções de pesquisa são compatíveis com dois projetos de pesquisa divulgados no edital. Posso repetir o mesmo texto e, assim, indicar as mesmas intenções de pesquisa para ambos, ou devo escrever uma nova intenção de pesquisa, definindo um texto diferente para cada projeto de pesquisa? 

O sistema de inscrição, ou a comissão de seleção que homologará as inscrições, não fará nenhuma verificação se os textos são iguais ou não. Cada candidato deve avaliar se suas intenções de pesquisa realmente se encaixam no escopo e nos objetivos dos projetos de pesquisa considerados. Convém lembrar que os critérios de avaliação das intenções de pesquisa estão presentes no edital.

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11. Estou me candidatando ao doutorado e minhas intenções de pesquisa são compatíveis com dois projetos de pesquisa divulgados no edital. Posso submeter o mesmo pré-projeto de pesquisa para ambos os projetos de pesquisa, ou devo escrever dois pré-projetos, um para cada projeto de pesquisa? 

O sistema de inscrição, ou a comissão de seleção que homologará as inscrições, não fará nenhuma verificação se os textos são iguais ou não. Cada candidato deve avaliar se seu pré-projeto de pesquisa realmente se encaixa no escopo e nos objetivos dos projetos de pesquisa considerados. Convém lembrar que os critérios de avaliação dos pré-projetos de pesquisa estão presentes no edital.
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12. Estou me candidatando ao mestrado para dois projetos de pesquisa diferentes. Nenhum deles prevê provas específicas. Preciso fazer alguma prova de conhecimento específico? 

Sim. Mesmo que os projetos de pesquisa aos quais você está se inscrevendo não prevejam outras provas, você deve fazer a prova de conhecimentos específicos em Sistemas Informação. O edital é bem claro quanto à obrigatoriedade desta prova. 
Convém lembrar que as provas de conhecimento específicos são previstas apenas para os candidatos ao mestrado, não para os candidatos ao doutorado.

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13. O edital (tanto do mestrado quanto para o doutorado) prevê uma apresentação do PPGI para os candidatos ao processo seletivo. Qual será o local do evento?

Esta informação será divulgada no site do PPGI em breve, junto com mais informações sobre a agenda da apresentação. Lembramos que a presença na apresentação não é obrigatória, no entanto, acreditamos que seja de interesse de todos os candidatos conhecer melhor o PPGI e, por isso, esperamos sua presença.
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14. Há outra alternativa à entrega da documentação pessoalmente para candidatos estrangeiros?

O edital de seleção garante igualdade de condições a candidatos brasileiros e estrangeiros. Os candidatos devem seguir os mesmos procedimentos: entrega da documentação pessoalmente ou por correios (via SEDEX).
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15. Como os candidatos que não puderem fazer a entrega da documentação pessoalmente devem proceder?

O edital prevê que os candidatos podem enviar a documentação pelos correios via SEDEX impreterivelmente até a data de término das inscrições (o que é comprovado pelo carimbo dos correios). 
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16. O Sistema de Inscrição funciona em quais navegadores?

O Sistema de Inscrição foi testado no Chrome e Safari, por isso recomendamos o uso destes navegadores. 
Há um problema conhecido na utilização do Firefox para os candidatos ao doutorado: ao baixar o arquivo do pré-projeto de pesquisa, a extensão do arquivo não é preservada. O conteúdo do arquivo, no entanto, é adequadamente preservado.
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17. Qual o formato de arquivo a ser utilizado para submeter os pré-projetos de pesquisa para a inscrição pro doutorado? Posso submeter um arquivo no formato do OpenOffice ou Microsoft Word?

Apesar de o edital não exigir um formato de arquivo específico, recomendamos *fortemente* a submissão de arquivo no formato PDF, pois será preservada a formatação original. 
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18. Qual o tamanho máximo do arquivo do pré-projeto de pesquisa?

O tamanho máximo recomendado é de 1 Mb.  
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19. Me interessei em assistir ao evento “Apresentação do PPGI para os candidatos ao processo seletivo”, conforme divulgado nos editais do Mestrado e do Doutorado. Devo esperar para escrever minhas intenções de pesquisa (mestrado) ou pré-projeto de pesquisa (doutorado) apenas após o evento?

Os candidatos devem notar os prazos dos calendários dos dois editais. Os resumos dos projetos de pesquisa apresentados e o material adicional indicado devem ser consultados (além de outros materiais a critério dos candidatos). Não é preciso esperar pelo evento para ter acesso a estas informações.
Os candidatos devem estar atentos também ao prazo de encerramento dos editais, que é próximo da data do evento em questão. 
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20. Vi que em alguns projetos de pesquisa há a indicação do currículo Lattes de alguns professores e que também há uma página referente à seleção que lista o currículo Lattes de todos os professores. O que é o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes é uma plataforma do CNPq onde todos os pesquisadores brasileiros cadastram sua produção acadêmica e, também, dados profissionais. Por meio dele, os candidatos podem saber quais foram, por exemplo, os últimos artigos publicados pelos professores do PPGI em diferentes tópicos. 
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21. Interessei-me por um artigo presente no currículo Lattes de um dos professores, como faço para ter acesso a ele?

Alguns artigos são publicados em veículos (por exemplo, revistas e conferências) com política de copyright que restringem a sua disponibilização pública. Alguns, no entanto, estão disponíveis na internet. Sites que podem interessar aos candidatos são o Google Scholar e o Research Gate. De toda forma, sempre pode-se pedir uma cópia aos autores caso não seja possível encontrá-la online.
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22. Interessei-me por um artigo em inglês presente no Currículo Lattes de um dos professores, como consigo uma cópia em português dele?

Em geral, não se conseguem cópias traduzidas dos artigos. Eles são divulgados na língua em que foram escritos. Os candidatos devem estar cientes que durante o mestrado e o doutorado grande parte do material necessário para a leitura para elaboração das dissertações e teses estará em inglês. 
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23. Durante o evento “Apresentação do PPGI para os candidatos ao processo seletivo” poderei ter alguma avaliação, mesmo que informal, se as minhas intenções de pesquisa (para o mestrado) ou meu pré-projeto (para o doutorado) estão boas?

Não é este o objetivo do evento. Não é possível fazer tal avaliação. Os candidatos devem observar em ambos os editais os critérios de avaliação, ler os textos explicativos dos projetos de pesquisa e os materiais adicionais citados.
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24. Meu pré-projeto de pesquisa para o doutorado tem mais páginas do que o limite indicado. Posso submetê-lo assim mesmo?

Os candidatos devem observar no edital, o formato e tamanho requerido para o pré-projeto de pesquisa e, também, os critérios de avaliação a serem utilizados.
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25. Para a realização das provas previstas nos editais, preciso levar algum documento?

Sim. Conforme descrito no edital, é preciso estar munido de documento de identidade com foto.
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26. Posso levar algum material para consulta para a realização das provas de conhecimento específico e inglês?

O único material de consulta permitido é um dicionário de inglês (ou inglês-português).
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27. Qual é a agenda de apresentações das provas orais previstas no edital? 

A agenda será divulgada de acordo com o calendário presente no edital. Os candidatos devem se preparar para estarem disponíveis no horário marcado.
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28. Há estacionamento disponível no campus nos dias de realização do evento de divulgação e das provas?

Não. Os candidatos devem usar as vagas disponíveis em vias públicas. Próximo ao Pão de Açúcar há disponibilidade de “Vaga Certa”. No entanto, recomenda-se o uso de transporte público já que a região é turística e as vagas são limitadas e concorridas. Pode-se também utilizar os estacionamentos dos shoppings Rio Sul e Casa & Gourmet Shopping (os candidatos devem atentar para o tempo necessário de percorrer as distâncias a pé).
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29. Vi o endereço do campus no edital, mas como chego até ele? 

O endereço do campus é: CCET - Avenida Pasteur, 458, na Urca. Note que há outros campi da UNIRIO nesta mesma avenida. 
Há um ponto de ônibus em frente, o último da Av. Pasteur. Se o motorista não souber onde é o campus, peça para descer no ponto de ônibus mais próximo do Pão de Açúcar. A entrada é pelo estacionamento. É possível ver pelo Google Maps um muro decorado.  
Os ônibus que vão à Urca passam pelo campus.
De metrô, salte em Botafogo e pegue o ônibus que se dirige à Urca, um taxi, uber ou vá caminhando ou de bicicleta (há uma estação Bike Rio próxima à entrada do campus).
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30. Onde fica o auditório do CCET?

O prédio do CCET é logo em frente à entrada do campus, após o estacionamento. O auditório do CCET fica ao lado esquerdo da guarita (já dentro do prédio). Em caso de dúvidas, pergunte aos seguranças. A entrada do prédio é pela lateral direita. 
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31. Onde fica o auditório do PPGI?

O auditório do PPGI fica no CCET, ao lado direito da guarita. Após a máquina de refrigerantes, há uma porta de vidro. Passe por ela, dobre à direita, passe por detrás da escada. A porta do auditório estará à sua esquerda.
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32. Onde fica a Secretaria do PPGI?

A Secretaria do PPGI fica no CCET, ao lado direito da guarita. Após a máquina de refrigerantes, há uma porta de vidro. Passe por ela, dobre à direita e logo após à esquerda. Você verá a secretaria do PPGI no início do corredor.

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33. Participei do processo seletivo no ano passado, posso aproveitar as notas de algumas provas para este ano? 

Não. Todos os candidatos devem fazer todas as etapas do processo seletivo, incluindo candidatos de editais passados.

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34. Participei do processo seletivo no ano passado e gostaria de pegar os documentos apresentados naquela época. É possível?

Pelas regras do edital do ano passado, os candidatos têm até 6 meses do término do edital após o encerramento do processo seletivo para pegar os documentos submetidos. Excepcionalmente, o material ainda está disponível na secretaria e pode ser retirado.

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35. Eu preciso ir entregar a documentação requerida pessoalmente? 

Não, a documentação pode ser entregue por um portador portando uma procuração simples (não precisa de registro / autenticação em cartório). A ficha de inscrição, no entanto, deve ser assinada pelo candidato. Atente-se para a documentação requerida nos respectivos editais. O aceite da documentação no momento da entrega não implica que ela foi considerada completa.

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36. O edital exige a entrega de alguns documentos autenticados. Preciso fazer a autenticação em cartório?

Há uma outra alternativa para a autenticação em cartório. Basta levar, no momento da entrega da documentação, cópia e original dos documentos. O funcionário que receber os documentos poderá aferir a autenticidade no momento da entrega.

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37. Qual a ementa das disciplinas previstas para o mestrado e doutorado?

As ementas das disciplinas do curso de mestrado, e o número de créditos de cada uma delas, podem ser vistas neste link.

As ementas das disciplinas do curso de doutorado, e o número de créditos de cada uma delas, podem ser vistas neste link.
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38. Qual a carga horária das disciplinas do curso?
As disciplinas presenciais têm, em geral, 4 créditos e uma carga horária de 4 horas-aula (equivalente a 3h20min) por semana e 60 horas-aula por semestre (o que equivale a 15 semanas de aula).
As disciplinas de estudos dirigidos ao mestrado/doutorado e pesquisa para dissertação/tese têm, em geral, 2 créditos. A carga horária destas disciplinas é combinada com o professor-orientador.
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39. Que disciplinas devem ser feitas pelos alunos durante o curso? Há uma grade curricular a ser cumprida?
As disciplinas devem ser escolhidas no início de cada período de comum acordo entre os orientadores e os alunos. A escolha das disciplinas é feita com base nas disciplinas obrigatórias de cada curso (ver pergunta 37) e com os interesses de pesquisa do orientador e do aluno.
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40. Quantas disciplinas devem ser feitas por período? Por quantos períodos há disciplinas?
Em geral, espera-se que os alunos cursem 3 disciplinas presenciais por período, além das disciplinas de pesquisa/estudos dirigidos. Estender a disciplinas por mais períodos pode ser prejudicial ao andamento da dissertação. Além disso, cada curso tem requisitos explícitos sobre o número de créditos que devem ser cursados até determinado momento (o regimento do PPGI deve ser consultado para mais informações).
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41. Quantas bolsas de mestrado e doutorado há disponíveis para a turma do próximo ano? 
Não temos como dar essa informação. O número de bolsas alocadas ao PPGI depende das políticas dos órgãos de fomento (em especial, CAPES e CNPq) e, também, da vacância de bolsas atualmente em uso pelos alunos atuais.
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42. Qual o valor das bolsas de mestrado e doutorado?
Atualmente os valores são R$ 1.500,00 para o mestrado e R$ 2.200,00 para o doutorado. Consultar site das agências de fomento para valor mais atualizado das bolsas.
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